segunda-feira, 12 de julho de 2010

Poder Feminino


Ain't I a Woman?

O feminismo é uma luta pelos direitos da mulher, um discurso filosófico e político. O feminismo divide-se em três partes. A primeira teria ocorrido entre o séc. XIX e séc. XX, a segunda entre as décadas de 60 e 70, e a terceira já pela década de 90. Essa ideologia ad vogava pela igualdade entre homens e mulheres.

O que essas mulheres realmente queriam? Rogavam pelo direito ao voto, direito ao aborto, integridade de seu corpo, proteção contra a violência doméstica, assédios sexuais, estupro, direitos trabalhistas, licença – maternidade, salários iguais e outras formas de discriminações.

Esse movimento teve na sua maior parte líderes brancas da classe média alta, para mim Sojourner Truth no seu discurso "E não sou mulher?" mostrou que não existe classe ou raça para defender seus direitos, uma mulher negra e ex – escrava com seu 1,80 de altura disse que teria forças tanto quanto um homem, mostrou que a força não se mede apenas em músculos. Um discurso emocionante que expressa toda força feminina, não subestimem nossa inteligência muito menos nossa força!

Foi na primeira fase do feminismo que as mulheres começaram a conquistar seus direitos, o direito ao voto no qual só poderiam votar mulheres acima de 30 anos de idade só depois foi estendido para 21 anos de idade. A segunda fase esta mais voltada ao fim da descriminação e na Terceira fase teve a sexualidade voltada para proteção à mulher.

E é por essas e outras que tenho orgulho de ser mulher, tenho força e inteligência e tudo isso com um toque bem feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário